Greve dos garis termina após Prefeitura de Salvador acionar Justiça para pedir ilegalidade do movimento

Lixo acumulado no bairro da Federação Reprodução/Redes Sociais A greve dos trabalhadores da limpeza urbana foi encerrada nesta terça-feira (23), após dois...

Greve dos garis termina após Prefeitura de Salvador acionar Justiça para pedir ilegalidade do movimento
Greve dos garis termina após Prefeitura de Salvador acionar Justiça para pedir ilegalidade do movimento (Foto: Reprodução)

Lixo acumulado no bairro da Federação Reprodução/Redes Sociais A greve dos trabalhadores da limpeza urbana foi encerrada nesta terça-feira (23), após dois dias de paralisação que provocaram a suspensão da coleta de lixo em Salvador e em outras cidades da Bahia. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas da Bahia (Sindilimp-BA). Segundo a entidade, a decisão seguiu deliberação de sindicatos de todo o país que participavam da mobilização nacional em defesa da votação do Projeto de Lei 4.146, conhecido como "PL dos Garis e Margaridas", que tramita no Senado Federal. Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) confirmou o fim da paralisação, mas informou que a coleta de lixo só será restabelecida durante a noite desta terça-feira. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia A greve começou na segunda-feira (22) e levou à interrupção da coleta de resíduos sólidos na capital baiana. De acordo com a Limpurb, as garagens de onde saem os caminhões de coleta amanheceram fechadas, o que impediu a realização do serviço. Agora no g1 Durante a paralisação, a Prefeitura de Salvador chegou a ingressar com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) para pedir a declaração de ilegalidade da greve. Na ação, o município também solicitou uma liminar para determinar a retomada imediata da coleta e do gerenciamento de resíduos sólidos, a liberação dos acessos ao aterro sanitário e à estação de transbordo da capital, além da aplicação de multa diária de R$ 300 mil em caso de descumprimento de eventual decisão judicial. Coleta de lixo é suspensa em Salvador durante paralisação nacional de agentes de limpeza Reprodução/Redes Sociais A gestão municipal argumentou que a paralisação provocou a interrupção integral dos serviços de coleta e gerenciamento de resíduos sólidos em Salvador, comprometendo uma atividade considerada essencial e colocando em risco a saúde pública. A prefeitura também sustentou que o movimento tinha caráter predominantemente político, por estar relacionado à tramitação do PL dos Garis e Margaridas no Congresso Nacional. Segundo a Procuradoria-Geral do Município, a coleta e a destinação de resíduos sólidos são atividades essenciais previstas na Lei Federal nº 7.783/1989, que regulamenta o direito de greve. A administração municipal destacou ainda que a suspensão do serviço afetava mais de 2 milhões de habitantes e ocorria em meio aos festejos juninos, período marcado pelo aumento da produção de lixo na capital baiana. De acordo com a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, a paralisação garantiu avanços para a categoria, que os trabalhadores e trabalhadoras não tinham no período junino. "A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas e reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. Salário base, carga horária definida, índice de insalubridade, aposentadoria especial, entre outros benefícios como qualquer trabalhador deste país. É um reparo histórico que precisa ser reconhecido urgente no Senado", afirmou. Lixo acumulado no Pelourinho Reprodução/Redes Sociais Ainda segundo a sindicalista, o movimento garantiu o pagamento de horas extras durante o período junino e a concessão de uma folga aos trabalhadores, benefícios que não estavam previstos anteriormente. "Na verdade, o que avançamos foi horas extras no dia do São João, além de uma folga, que não tinha. A escala 5x2 continua na mesa de negociação. Tem ainda 40% para o trabalhador da especial, que continua na luta. A briga para aprovação do PL dos Garis e Margaridas continua no Senado", disse. O sindicato informou que a varrição e os demais serviços de limpeza urbana serão retomados após o encerramento da greve. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Fale Conosco